Monday, April 14, 2008

As Agências de Modelos no Metaverso (parte I)

Esse é um excelente artigo muito bem escrito pela querida Rosana. De leitora fiel a jornalista destacada. O artigo trata do mundo da moda e pretende dar algumas dicas as iniciantes.

Enumera as dificuldades que encontramos aqui. Por ser relativamente mais fácil ser linda e maravilhosa no Second Life a competição é muito mais acirrada. Para quem deseja ser modelo esse artigo é importante. Como o texto é muito completo e extenso ele será dividido em dois. Assim, aguardem o próximo.

Anna Avalanche


Texto e foto: Rosana Nishi


As Agências de Modelos no Metaverso

As agências de modelos do SL buscam traduzir as experiências das agências que encontramos na vida real. Reproduzem, aqui, toda a seriedade e compromisso com seu público, tal qual na RL. Como veremos, não é tarefa para qualquer um.

Via de regra, aqueles que se aventuram em montar uma agência de modelos têm uma experiência anterior, seja na área da moda, seja na área de relações públicas e publicidade.

Essas pessoas, determinadas que são, investem muito na montagem de uma agência, na contratação de modelos, nos relacionamentos necessários ao sucesso de seus empreendimentos. Não é um negócio para amadores. Para aqueles que só querem se divertir e ocupar seu tempo livre, Secondlife disponibiliza outras opções. Falarei sobre elas numa outra oportunidade.

O papel das agências é especialmente importante porque serve de vitrine para o que acontece no mundo da moda, de forma concentrada. Reúnem quase tudo que existe nesse ramo de atividade, sejam produtos, sejam pessoas.

Ao formar seu corpo de modelos, que devem ser excelentes, as agências buscarão atuar junto às lojas e shoppings oferecendo seus serviços profissionais, que incluem, dentre outros, promover os estilistas e os designers do mundo SL, apresentar as novidades da moda e as tendências da estação.

Cabe às agências, também, escolher o público alvo para cada evento, inauguração ou desfile, poupando, assim, tempo e esforço da comunidade da moda em geral. Afinal, todo trabalho merece retorno, e é preciso saber quem está disposto a investir nesse importante segmento.

Assim, as agências proporcionam o encontro das pessoas certas, no momento e no lugar certo — as melhores marcas apresentadas por lindas modelos, trazendo o que há de melhor para a comunidade da moda.

Além disso, as agências promovem as próprias modelos, que ficam associadas às grandes marcas no cenário da moda. A beleza da modelo faz lembrar a marca, e a marca promove a própria modelo. É a agência que exerce esse papel patrocinador. E não poderia ser diferente.

Nos seus mais diversos níveis, existem grandes e pequenas agências para grandes e pequenos eventos, com modelos renomadas, e também iniciantes.

Em uma escala mais intimista, as agências representam, para as modelos, uma segunda casa, um trabalho sério e digno, construindo uma comunidade de amigos, que encontram, no mundo da moda, seu prazer de viver.

Não se pode esquecer o papel dos scouts, que estão sempre à procura de novas modelos. Descobrir novos talentos também não é tarefa fácil, requer muitos contatos, sensibilidade e uma constante participação em tudo que acontece no SL, desde festinhas a mega eventos. Mas como se transformar em uma modelo?


Aguardem o próximo artigo para breve.
Rosana Nishi


P.S Anna Avalanche: Rosana muito obrigada e parabéns pelo texto. Sinceramente é o melhor artigo já publicado aqui no blog. Não só devido ao português eloqüente, mas principalmente pelo conteúdo. Parabéns, você vai definir um novo patamar a ser superado por todas nós a partir de agora. Contudo, não quero desestimular outros leitores a enviarem seus artigos para publicação. Mesmo textos menos complexos são muito bem vindos e encorajados.

2 comments:

lucillemorigi said...

Parabéns Rô! Ótimo texto.

Anonymous said...

sem duvida a descriçao total por o qual as agencias devem reger
e sempre muito agradavel ver este tipo de textos para que uma vez por todas se saibam que no sl tambem levamos a serio o trabalho de uma agencia de modelos e da vidas dos proprios modelos

N&Y CEO terry perido