Friday, April 18, 2008

As agências de Modelos no Metaverso (parte II)

Como nascem as modelos

O sonho de ser uma modelo famosa, e aparecer na capa das revistas, faz parte da fantasia de muitas garotas. Mas apesar da vontade, não são todas que conseguem conquistar a tão almejada notoriedade e sucesso.

Na nossa RL, tantos são os empecilhos nessa carreira que não raro a desistência vem logo na primeira tentativa. Numa segunda vida muitas pensam, quem sabe, é nela que realizarei meu sonho dourado.

Bem, apesar de aqui o sol nascer para todas — num simples click, as dificuldades para chegar ao sucesso também existem. Não basta simplesmente ter um bom shape, uma skin maravilhosa, um cabelo lindo e um guarda roupa inspirado nas revistas de moda. Há muito que fazer para se tornar uma Top Model. Aqui, quem realmente quer, tem que correr atrás.

Nem se diga da importância de se construir um bom inventário. Quem quiser fazer sucesso, terá que mostrar sua melhor forma, com tudo que o SL oferece. E opções não faltam, sabemos disso.

Para cada perfil escolhido, seu avatar deverá ter roupas e acessórios apropriados, shapes, peles e cabelos que refletem suas reais intenções, seja como modelo, promoter, decoradora, criança, neko, ou coisa que o valha.

As modelos internacionais, por exemplo, devem ter shapes mais magros que as modelos brasileiras, mais voluptuosas. O appeal internacional tem exigências próprias, e o estereótipo já é conhecido de todas, não precisamos citar nomes.

Não raro as agências pedem que a modelo fale um segundo idioma, preferencialmente o inglês. Mas não se esqueça, é também importante ser extrovertida, ter muita disposição, talento e simpatia, que, claro, cai bem em qualquer profissão.

As boas agências esperam que suas modelos estejam 100% comprometidas e disponíveis, dedicando-se plenamente às exigências da carreira, que como muitas, está em constante mutação. É importante manter–se antenada com as novidades da moda e respeitar o vinculo com a agência na qual trabalha, evitando, assim, exposições desnecessárias a situações que possam prejudicar de alguma forma a sua imagem.

Entrevistei o dono da agência Olimpo, Aquiles Amat, que nos deu algumas dicas de como se tornar uma Top Model, confiram:

Rosana Nishi: O que uma modelo deve ter para ser selecionada por uma agência?
Aquiles Amat: No caso da minha agência, a modelo deve primeiramente, ter amor pelo que faz. Gostar da profissão. Segundo, ter um avatar completo e diversificado.
Rosana Nishi: O que seria um avatar completo e diversificado?
Aquiles Amat: Variedades em shapes, skins, cabelos.
Rosana Nishi: Uma vez contratada pela agência, até onde uma modelo pode chegar? O céu é o limite? Hihihi...
Aquiles Amat: Bom, isso depende muito, é complicado pelo seguinte: ela pode chegar ao céu, como você diz, mas também corre o risco de não sair do chão. É tudo muito relativo. A modelo tem que ter carisma, não basta ter um avatar lindo. Deve ser conhecida, ter um portifólio bem feito. Uma coisa depende da outra ...
Rosana Nishi: Qual o conselho que você dá para as aspirantes a modelo?
Aquiles Amat: Aspirantes ? Bem, meu conselho é que gastem, se divirtam bastante, aprendam as configurações do SL, e procurem uma segunda opção diferente da carreira de modelo, pois ser uma modelo versátil com múltiplas funções ajuda muito qualquer uma a crescer.
Existem algumas boas agências de modelos no SL. No entanto, encontrar uma agência excelente não é tarefa simples. Proprietários como nosso entrevistado podem fazer toda a diferença.
Porém, nem todos são bem intencionados, e há aqueles que, como na RL, querem tirar proveito da inexperiência e ingenuidade das novatas, principalmente as recém-chegadas ao jogo. Não se deixem enganar.
Bem meninas, com um pouco de trabalho e dedicação muitas alcançam sim, o patamar desejado. Àquelas que têm esse sonho, aconselho uma boa dose de coragem e força de vontade. E um dia, as luzes e os olhares atentos de admiração estarão voltados a vocês, tudo de maneira, porque não dizer, bem divertida.
A todas, boa sorte !!!

Rosana Nishi

2 comments:

Anonymous said...

Excelente matéria. Finalmente temos questões de relevo sendo discutidas nos blogs. parabéns à nobre colunista pela coragem.

Anna Avalanche said...

Parabéns Rosana pelo seu brilhante artigo e obrigada Aquiles pelas preciosas dicas. Certamente serão de grande ajuda a todas aspirantes de modelo.