Sunday, April 13, 2008

Centro cultural Bradesco






Fiat Fall obrigada por enviar as fotos e informações sobre mais esse evento realizado no Centro cultural Bradesco. Agradeço muito pela sua participação.


Texto e fotos Fiat Fall

Evento do CCB (Centro Cultural Bradesco) 12-abril-2008
Second Life: Imaginário X Simbólico X Real? - Psicanálise de Jacques Lacan

O Centro Cultural Bradesco, em parceria com o Instituto de Psicanálise Lacaniana, promoveu uma jornada de introdução à psicanálise de Jacques Lacan. As aulas foram transmitidas ao vivo para o Auditório da Ilha Bradesco.

O curso apresentou, sinteticamente, os fundamentos do percurso de Lacan, iniciando com as formulações sobre a fase do espelho nos anos 30, analisa a virada estruturalista dos anos 50, quando Lacan formaliza o registro simbólico e efetua o ‘retorno a Freud’, e conclui com a torção promovida nos anos 70 pela experiência do real e pela abordagem topológica.
Balizando esta trajetória, o curso se apoiou nas noções de imaginário, simbólico e real – os três registros lacanianos - e na hipótese da existência, em Lacan, de duas clínicas: do Simbólico e do Real.

Tópicos abordados:

Quem foi Jacques Lacan?
Qual o percurso de Jacques Lacan?
O Que é o Imaginário?
O Que é o Simbólico?
O Que é o Real?
A Primeira Clínica de Lacan
A Segunda Clínica de Lacan
As Direções do Tratamento

1 comment:

Anonymous said...

Iniciativas como esta do CCB são fundamentais para o bom uso da internet.
A plataforma do Second Life nos permite essa interação e principalmente nos dá a chance desse aprendizado.

Como frequentador assíduo das palestras e eventos do CCB, endoço a iniciativa e parabenizo publicamente toda coordenação pela seriedade com que levam o projeto e também por serem os pioneiros, dando "a cara a tapa", contrariando esteriótipos e agregando valores.

Espero que iniciativas como essa, se multipliquem, e principalmente que o CCB atue mais e mais nesse campo, como percursor dessa metodologia.

Sucesso sempre!

Abraços a todos...
Fiat Fall
xilinguer@msn.com