Friday, April 25, 2008

O Quarto Poder

capa

A nova edição da revista BG Magazine está muitíssimo interessante e trata de ética no metaverso. Algo que está ultimamente em falta principalmente na política brasileira. Para fazer o download da revista basta clicar aqui.

Além disso, a revista trata ainda da mídia in world em um excelente artigo “o quarto poder”. Nele a revista entrevista alguns dos principais repórteres residentes no metaverso Brasil. Entre eles GeorgeI Writer - Rede GW - Jornalismo In-world , Archanjo Arcadia - “Avatar Mundos Virtuais”, Ananda Valeeva - Word Digital Solutions e não poderia faltar a já consagrada Patou Dumont - Second News!

Reproduzo aqui, apenas como um aperitivo, parte da reportagem que inclui a minha entrevista para o artigo “O quarto poder”. Vale à pena ler o artigo completo.

titulo
Texto e fotos de Lucrecia Slade e Alyne Dagger para a revista BG Magazine.

Nas democracias, a imprensa tem uma função além de informar: fiscalizar os poderes públicos e privados e assegurar a transparência das relações políticas, econômicas e sociais. Por isso, a imprensa e a mídia também são denominadas o Quarto Poder — em seguida aos poderes constitucionalmente estabelecidos: Executivo, Legislativo e Judiciário. E no Second Life, isto procede?

No SL que não é bem assim. Enquanto nas ilhas internacionais o debate Hillary x Obama pega fogo, com ilhas temáticas apoiando os candidatos e mesmo direcionando para sites de contribuição dos eleitores, o TSE brasileiro proíbe o uso da Internet (incluído o Second Life) no debate político — e em plenas eleições municipais.

A imprensa internacional RL é bem representada por duas agências de notícias pra lá de premiadas e aclamadas: Reuters e CNN. Ambas, com suas ilhas próprias, incentivam os Residentes a mandarem suas reportagens na RL (Reuters) e/ou virtuais (CNN). Todas as reportagens serão conferidas e, se confirmada a importância e veracidade, veiculadas pelas agências. Vale notar que as contribuições serão voluntárias (no payment) e o Residente levará apenas o crédito das mesmas.

Quanto às atividades dos mundos virtuais, elas “de certa forma seriam mais policiáveis e a lei seria melhor cumprida dentro destes metaversos”, declarou Phillip Rosedale, CEO da Linden Lab, frente ao Congresso americano.


Para visualizar melhor e ler o restante da entrevista basta clicar na imagem e ampliá-la ou então fazer o download da revista completa.



Entrevista com Anna Avalanche:
1) O basicão: nome, rezzday, por que entrou, entrou por que, e expectativas.
Anna Avalanche nasceu em 9/11/2006. Atualmente sou diretora, editora e jornalista de arte e cultura da revista Déjà Vu. Entrei por curiosidade e me surpreendi. Desde o primeiro dia achei que o SL seria algo importante e um modelo para o futuro da internet. Já havia lido algumas reportagens sobre o SL. E isso me deixou curiosa.

2) O que o levou a escolher a profissão repórter? Já é repórter na RL? Entrou como jornalista para alguma publicação real life ou amadureceu a idéia in-world?

Aconteceu ao acaso. Conheci o dono da revista que achou meu avatar muito fotogênico para algumas fotos. Depois disso, ele me convidou para um segundo artigo e a partir daí comecei a escrever meus próprios artigos. Como eu tive a sorte de estar presente desde a primeira edição ainda em 2007 fui crescendo juntamente com a revista. A revista Déjà Vu é a primeira revista nascida no SL impressa (http://dejavu-intl-portuguese.blogspot.com/2008/03/dej-v-internacional-primeira-revista-do.html ) então acho que hoje ela é uma revista RL e SL ao menos é isso que queremos.

Para visualizar melhor e ler o restante da entrevista basta clicar na imagem e ampliá-la ou então fazer o download da revista completa.






O que o leitor acha da ética, política e do papel da imprensa metaverso? De que forma esse tema influencia sua SL e RL? Ficaria muito grata em ler a opinião e respostas dos amigos e leitores do blog.

4 comments:

Ananda Valeeva said...

Parabéns e obrigada Anna, por divulgar essa ótima matéria e por sua iniciativa e blog. Vou certamente ler seu blog com atenção.

Concordo plenamente com você e acho que a nossa classe jornalística deveria se unir para promover eventos e criar maior consciência coletiva, para despertarmos ética em inúmeros níveis.

A palavra e informação são instrumentos poderosos e é através desses recursos que tenho a maior motivação para estar na SL.
Sempre digo que levamos para a SL o que somos na RL. Portanto, meu maior desejo é poder inspirar boas idéias, informação, cidadania e educação ao maior número de pessoas que encontrar.

Sigamos nossa jornada com a étca que escolhems ter!

Abraço
Ananda Valeeva

GeorgeI Writer said...

Assim como Ananda, parabenizo o blog e a Anna Avalanche pela divulgação da grande matéria da jornalista Lucrecia Slade.
Penso que a imprensa aqui, separada, ainda não tem força suficiente para participar ativamente do dia-a-dia de cada um(avatar). Cada vez mais, principalmente devido ao mau uso da mídia pelos empresários do SL®, devemos nos unir para proporcionar mais informação aos residentes e defender os seus direitos, assim como na RL.
Nos encontraremos na cobertura do Casal Olimpo 2008!

Parabéns!
GeorgeI Writer
Grupo REDE GW/GW Shows Piroténicos/http://redegw.blogspot.com

Lucrecia Slade said...

Fico feliz que vocês tenham gostado da matéria, e agradeço so comments. Ananda, Anna e George (além de Patou e Archanjo), muito obriagada em nome da BG Magazine! ^^

Anonymous said...

Faço coro com a Ananda. Um abraço e boa sorte!