Friday, May 2, 2008

Linden Lab estuda o fim do “camping”

Fonte Reuters
Tradução e adaptação Anna Avalanche

Linden Lab está trabalhando para mudar seu atual sistema de classificação de tráfego. Atualmente o sistema que classifica o lugar mais popular é manipulado por proprietários que pagam os usuários para ficar por horas ou dias sentados em “camping” em uma tentativa para escalar ao topo da lista dos "Lugares Populares".

O sistema atual deu origem ao fenômeno conhecido como "camping". Para se destacar entre os lugares mais populares os proprietários pagam avatares "campers" simplesmente para visitar a ilha e passar um tempo lá. Acampando em bancos que pagam dinheiro apenas por sentar neles.

Está claro que o sistema atual de tráfego não é um meio efetivo de determinar o sucesso ou popularidade de um lugar, nem provê informação útil aos residentes, segundo o executivo Jeska Dzwigalski da Linden Lab.

Lugares populares são freqüentemente o ponto de partida no sistema de buscas quando novos usuários desejam explorar o mundo virtual. Mas os locais listados em primeiro lugar quase nunca oferecem bom conteúdo educacional e social. Esses lugares quase sempre oferecem apenas conteúdo adulto ou dinheiro.

Linden Lab está buscando contribuição e idéias de como mudar o sistema de popularidade. Primeiramente será criada uma nova opção de busca por lugares que contenham conteúdo que melhor represente o mundo virtual segundo Dzwigalski.

Segundo Taran Rampersad, autor de “Making Your Mark In Second Life: Business, Land and Money.” O atual sistema é completamente inútil.

Surpreendentemente, muitos donos de locais atualmente listados como mais populares dizem que eles não se importam com a mudança.

Segundo Doug Sievers (SL: Doug Pau) cuja “Freebie Island” ocupa o sexto lugar mais popular, era obvio que esse sistema não duraria. As mudanças se ocorrerem forçarão algumas das ilhas a reconsiderarem sua estratégia de marketing.

Sievers e outros proprietários reclamam que mesmo que eles estejam “burlando” o sistema alguns residentes também estão “burlando” os proprietários. Ouve nos últimos meses uma elevação em "bots," avatares softwares-controlados por apenas um usuário com objetivo de ganhar dinheiro. Os bots forçaram a queda no valor pago no “camping” de L$24 por hora para menos de L $3.

Sievers e seu sócios calculam que um usuário boots com 3 computadores rodando 24 horas poderiam estar ganhando centenas de dólares ao dia!

Apesar de L$24 ser insignificante, pois corresponde a menos de nove centavos de dólares. Dentro do SL eles representam um valor significativo, já que muitos produtos são vendidos por menos de L$10. Além disso, como muitos avatares não têm nenhum acesso a cartões de crédito e nenhum modo para comprar lindens essa é a única fonte de renda de grande parte dos novatos.

Se esse sistema de avaliação de trafego é eliminado, uma conseqüência inesperada pode ser a diminuição da população dentro do SL. É impossível medir quanto dos a 60 mil avatares tipicamente on-line no SL são realmente usuários ou apenas bots. Possivelmente os indicadores de horas totais de acesso também podem cair.

Os proprietários de “camping” dizem que estão prontos a se adaptar por que de qualquer maneira os bots envenenaram o antigo modelo.

"O mundo evolui e o sistema precisa ser mudado", disse Kenneth Boone (avatar Tray Dyrssen) dono do terceiro e quarto lugar mais popular no SL a “Money Island” e a “Money Tree Island.” Eu não estou preocupado sobre o fim da classificação de lugar mais popular. Nós podemos construir atrações muito interessantes para manter o tráfego, mesmo com o fim do sistema atual disse Boone.

Caros leitores o que você pensa sobre o fim do “camping”? Será que vai ser bom para a economia do SL?

1 comment:

Tatiii Almeida said...

Oi,

Confesso que no começo fiquei desesperada, pois fazia muito camp, eu estava online quase 15 horas por dia, enquanto trabalhava em casa na rl, o pc ligado fazendo camp, para eu poder gastar depois, com roupas, objetos de decoração, luzes.

Eu fiquei quase 3 meses sem entrar, pq nao trampo mais em casa. Os camps bons mesmo sumiram, entao aos poucos fui desencanando.

Agora, eu quero voltar, dei uma limpada nas minhas lms e percebi que os camps estao ainda piores e varias lands mudaram. Eu resolvi misturar rl e sl, fazer quadros com as imagens que tenho rl, que sao boas, imagens reais, paisagens, povos, ainda tenho que pesquisar o mercado, valores de venda, aonde divulgar.

Eu precisei de um tempo, para ter alguma idéia sobre o que fazer. Mas eu me pergunto, imagina se todos os campistas resolverem ser artistas (arte, escultura, construtores? Será que a grana rodará tanto quanto rodava? Problema com bots sempre vai ter, a não ser que eles bloqueiem o acesso dos outros viewers, mas acho que eles esquecem que há pessoas de bem, fazendo camp também.

Acho que o SL vai perder em população, em horas, os numeros vao abaixar bastante. Apesar de eu achar isso, so tenho visto os numeros crescendo demais nos ultimos meses, lembro que havia 32.000 logins em abril, e hj temos 69.000. Estranho ter duplicado.

Talvez as pessoas estejam com mais coragem, mais orgulhosas de fazer parte do metaverso e tenham começado um boca-boca mundial.

Eu não consigo prever o principal objetivo deles, só dá para perceber que eles têm efetuado mudanças bem radicais, como a entrada exclusiva de adulto em varias lands, percebe-se que eles querem "fechar o cerco" em quem não indica a propria idade.

Talvez a intenção deles seja mesmo perder em quantidade, e em horas, mas ficar só com pessoas de verdade, pessoas que tenham idéias, que arranjem formas criativas de sobreviver lá dentro, de se virar, pessoas com julgamento crítico das da 2ª vida e rl... "Pessoas de troca" (experiências, criatividade, aprendizado, etc).

Com certeza, isso tem um objetivo ainda maior, por exemplo agregar valor à imagem do sl, mostrar que tipo de residentes há lá dentro, e trazer os investimentos externos de volta para o metaverso.

Imagino que seja isso.

Bjos, parabéns pelo blog!

Tatiii Radek