Monday, September 1, 2008

Exploração descarada


Eu mandei meu currículum vitae de modelo para uma conhecida agência brasileira de modelos no SL e em seguida o dono da mesma entrou em contato comigo.

Desde que me graduei, tirei muitas fotos para portfolio com o mesmo shape, diferentes skins, cabelos, roupas, ou seja, tenho todos os tipos de fotos para portfolio (Book), sendo completamente desnecessário a esta altura refazê-lo, já que o tenho mantido constantemente atualizado.

Muito bem.

A informação que o dono da Agência me passou foi a de que as minhas fotografias de nada serviam para aquela Agência e eu, se quisesse ingressar nela, além de ter de pagar 150 lindens, teria de pagar 1500 lindens para fazer meu Book.

Ao menos ele me dispensou do curso obrigatório, pois sabia que eu já havia me formado como modelo e tenho experiência profissional em passarela e fotos.

O que está errado?
1 - Cobrar para entrar na Agência.
Já passei por 4 Agências Internacionais e nenhuma cobrou o ingresso. Absurdo!

2 - No meu caso, se eu já tenho fotos, é completamente desnecessário o novo Book e, se for exigência deles que se siga o padrão, então eles que forneçam de graça, pois eu já tenho fotos o suficiente e foi por causa destas mesas fotos que ele se interessou por mim. Ou seja, elas são boas. Tenho certeza disso.

Se alguém estiver iniciando a carreira e não tem ainda um portfólio, tudo bem. Precisa de qualquer maneira.

Não era o meu caso.

Isso se chama exploração. Não há outro nome.

Não é incomum modelos no sl serem exploradas e eu estou escrevendo porque é muito triste constatar que brasileiros fazem isso de forma tão descarada.

Se você for uma aspirante a modelo, não aceite pagar para trabalhar - ou seja - não aceite pagar para entrar na Agência. Isso não está certo. E quando for fazer um portfólio (book) procure um profissional de renome, um fotógrafo que saiba o que está fazendo porque são estas fotos que a levarão para dentro das melhores Agências.

Não aceite exploração e saiba reconhecer quando estiver sendo explorada.

Ps.: Ficar chamando os amigos para festa (mandando TP para todos) não é papel de modelo.

Se alguém contrata você como modelo e depois pedir que você faça isso, é uma forma de exploração ou desvirtuamento de função. Fique ligada! Modelo não é RP!

Dúvidas? Podem falar comigo.

Abraços da Lucille Morigi.

1 comment:

Anonymous said...

Realmente tem algo errado aí. Desde quando se paga para trabalhar? hahaha! :P

Gostei do seu post, é bom para alertar várias meninas que acabam caindo na história ... :/

Beijos moça. :*