Saturday, January 31, 2009

Projeto da Faculdade de Medicina da Unesp propõe uso do Second Life em aula

Para aqueles que acham que o Second Life está decadente reproduzo abaixo outro artigo muito interessante, sobre o uso do Second Life na educação. Provando que essa ferramenta ainda tem muito a contribuir.

O artigo é assinado por Fernanda Calgaro do G1 . A proposta é inserir vídeos e fazer simulações de procedimentos e técnicas. Previsão é que o sistema esteja na rede no segundo semestre deste ano.

Um projeto-piloto desenvolvido pela área técnica da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu, propõe o uso do ambiente virtual Second Life nas aulas do curso.

A proposta é inserir vídeos e fazer simulações de procedimentos e técnicas e realizar palestras, em tempo real, voltadas para a área da saúde.

“É possível fazer desse site mais uma ferramenta de ensino”, afirma o analista de sistemas Leandro de Santi. Ele integra o Serviço Técnico em Informática (STI) da universidade, que desenvolveu a idéia com o Núcleo de Educação à Distância e Tecnologia de Informação em Saúde (Nead.TIS).

“Podemos simular a reanimação de um paciente ou o uso de um aparelho de radiografia, por exemplo. Após as aulas em sala, o aluno do curso pode acessar o site do Second Life e conseguir visualizar o procedimento”, diz Santi, que fez o projeto em parceira com o ex-aprimorando do Nead.TIS, Lucas Frederico Arantes.

A proposta foi apresentada pela primeira vez em na feira 3° Univerão, realizada no campus da Unesp em São Vicente, de 22 a 24 de janeiro.

“Ainda está muito recente e, por enquanto, está disponível só no nosso servidor interno. Nenhum curso adotou o recurso, mas esperamos que, com a divulgação, haja interesse.” A dupla pretende também disponibilizar essas informações na internet para que outras unidades da Unesp possam usar a ferramenta.

A previsão é que o sistema esteja na rede em definitivo somente no segundo semestre deste ano.

O que você acha dessa idéia? Se desejar deixar seu comentário favor responder em comments.

1 comment:

Anonymous said...

Sugiro a leitura da matéria publicada neste link: http://inconfidencial.com.br/in/index.php?blog=22&title=proposta_de_jornalista_paranaense_que_fu&more=1&c=1&tb=1&pb=1
Grato.
Bloguinho Bourgoin