Dois artigos reproduzidos abaixo chamaram a minha atenção para a importância e a utilidade do mundo virtual. O primeiro foi publicado no Diário de Pernambuco e o segundo no Correio Braziliense . Leiam os artigos eu volto depois.
Plataformas que simulam a realidade, como o programa Second Life, auxiliam o aprendizado e são cada vez mais utilizadas por professores e alunos
Paloma Oliveto // Do Correio Braziliense publicada no Diário de Pernambuco
Brasília - A aula é sobre Roma antiga. Em vez de apenas ouvir as explanações dos professores, os alunos transportam-se das carteiras direto para a Via Appia. Entram no Coliseu, exploram os fóruns imperiais, conversam com gladiadores. Tudo isso sem sair de casa.
Sala de aula virtual dentro do programa da internet Second Life. Os bonequinhos são representações de alunos de verdade conectados pela web. Programa será testado no Brasil. Foto: Second Life/Reprodução
O que poderia ser apenas ficção científica hoje é possível graças ao mundo virtual. Cada vez mais, plataformas como o Second Life - que permite ao internauta criar um personagem (avatar) e navegar por um universo criado eletronicamente - são usadas como aliadas da educação a distância. Ao contrário dos métodos tradicionais, elas permitem a interação em tempo real. E num ambiente de três dimensões, o que, para especialistas no assunto, é a principal atração dessa tecnologia, já considerada uma revolução na maneira de ensinar.
Os mundos fictícios são uma amostra de como a interação via web pode ser positiva na educação. "Esses ambientes trazem uma sensação de proximidade que dificilmente é obtida por outros métodos a distância. Além disso, oferecem uma série de ferramentas, como chats de texto, de voz, em grupo, e também permitem que as aulas fiquem mais práticas", diz o professor João Mattar, co-autor do livro Second Life e Web 2.0 na Educação.
Para quem não está habituado ao Second Life, a plataforma consiste em um conjunto de ambientes que simula a realidade e funciona 24 horas por dia. Assim que instala o programa em seu computador, o usuário cria um avatar, sua representação naquele meio. Pode- se escolher desde a cor do cabelo ao sexo - quem é homem pode ter um avatar feminino e vice-versa, por exemplo. Personalidade formada, é hora de explorar as possibilidades do novo mundo. Em frações de segundos, é possível sair da Universidade de Oxford, na Inglaterra, para a Praia de Copacabana, no Rio. Os avatares também interagem. É só puxar assunto e esperar pela resposta, que pode ser escrita na tela ou mesmo falada, caso os computadores possuam microfone. Com as teclas do micro, o usuário se movimenta. Anda, sobe escadas e até voa.
Embora criado para o entretenimento, o Second Life, mundo virtual mais difundido na internet, foi aos poucos ganhando vocação para a educação. No Brasil, há duas ilhas, onde diversas instituições de ensino são representadas. O professor João Mattar, porém, acredita que falta explorar melhor as ferramentas que a plataforma oferece. "Por enquanto, a maioria das instituições no Brasil está concentrada na construção de prédios e na propaganda dos cursos. Faltam projetos pedagógicos", acredita. Já nos Estados Unidos, o processo está mais avançado, segundo Nicholas Cop, presidente de uma empresa de consultoria especializada em Web 2.0 e mundo virtual. Ele conta que até a escola de direito de Harvard já dá aulas por meio do Second Life. É possível, por exemplo, simular um tribunal do júri com elementos dignos de filmes hollywoodianos. O mundo virtual permite, ainda, construir maquetes arquitetônicas - e entrar nelas -, objetos de design, modelos de engenharia, moléculas e diversas outras estruturas que facilitam o aprendizado.
Governo federal se prepara para usar plataforma virtual em cursos a distância
Fonte: Paloma Oliveto - Correio Braziliense
Plataformas virtuais, como o Second Life, são cada vez mais usadas na educação. A idéia de educar em mundos virtuais conquistou o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), autarquia da Casa Civil. A partir do próximo ano, o governo federal vai oferecer cursos gratuitos sobre software livre para servidores públicos e interessados no assunto usando uma plataforma semelhante à do Second Life. Há quatro meses, o programa norte-americano é utilizado na fase piloto, que atende 48 mil alunos. Porém, a idéia é construir a ilha do Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento no mundo Open Sim que, ao contrário do Second Life, não cobra pelo uso do espaço e serviços.
“Os mundos virtuais oferecem grandes possibilidades educacionais, porque podemos construir o ambiente mais adequado para determinado público aprender melhor”, defende Djalma Valois Filho, coordenador de operações do ITI e idealizador do projeto. Ele conta que o instituto, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, também vai disponibilizar cursos técnicos de agronomia para pequenos produtores rurais. “Se para o homem do campo o ambiente ideal de aprendizado é uma grande fazenda, com milharal e professores debaixo da árvore, criaremos esse mundo.”
Para Valois, os mundos virtuais não atrapalham os relacionamentos reais. “Na verdade, a tendência é que você amplie suas relações com outras pessoas. Há pesquisas que mostram inclusive que o metaverso ajuda pessoas com dificuldades de se relacionar. É importante lembrar que, por trás de cada avatar, há um ser humano”, diz. Ele afirma ainda que os monitores dos cursos terão acompanhamento psicológico para saber lidar com a realidade virtual.
Face a face
Embora reconheçam as múltiplas possibilidades da educação nos mundos virtuais, os especialistas defendem que a tecnologia deve ser apenas uma ferramenta a mais ou, no máximo, utilizada para cursos já tradicionalmente a distância, como graduações e extensões. Já em relação à educação básica, eles garantem que nada substitui o contato pessoal.
“A educação tem múltiplas funções e uma delas é a socialização. Não basta apenas ensinar conteúdos. A criança vai para escola encontrar outras crianças. Isso nunca vai ser substituído”, diz o especialista em gestão educacional Maurício Garcia, proprietário de uma empresa que cria ambientes virtuais para sistemas de ensino. “O Second Life não poderá substituir uma sala de aula real. Deve ser usado como mais uma ferramenta, para oferecer aulas a pessoas que não podem se deslocar para assistir a uma aula real”, concorda o americano Nicholas Cop, presidente de uma empresa de consultoria internacional especializada no tema.
Autor de um livro sobre educação no Second Life, João Mattos diz que, nos Estados Unidos, as high schools (correspondentes ao ensino médio no Brasil) têm feito experiências mistas, de oferecer aulas presenciais complementadas por atividades virtuais, principalmente na área de ciências. “A aprendizagem vai depender sempre do objetivo, do tipo de curso e do público-alvo. É uma tendência inegável que, independentemente do nível de ensino, as escolas vão começar a utilizar cada vez mais os mundos virtuais”, acredita. A tendência já tem até nome: blended learning (aprendizado misto).
O especialista em novas tecnologias na educação Adauto Soares, que desenvolve uma dissertação de mestrado sobre o Second Life, porém, lembra que ainda deve demorar até os mundos virtuais atingirem um grande público. “A própria internet ainda é elitista. Menos de 10% da população mundial tem acesso. O Second Life é ainda mais restrito. E, ao contrário do que muitos dizem, o desenvolvimento do ensino a distância não é algo barato”, pondera.
Voltei. Então o que você acha? O second life é mesmo uma plataforma do futuro, ou navegador 3D como eu gosto de chamá-lo? Algum leitor já teve aula ou experimentou o meta-verso em atividades educativas? Adoraria saber a opinião de todos vocês. Se desejar dar sua opinião basta fazer um comentário. O próximo artigo traz algumas dicas do Second Life e a minha opinião sobre o futuro do meta-verso.
Saturday, January 3, 2009
Friday, December 26, 2008
Brasil: Maravilha Natural. Vote! Assim o Brasil pode ganhar mais esse título
Mais uma vez o Brasil está concorrendo a um título internacional por causa de suas belezas. Dessa vez concorremos ao título de uma das 7 maravilhas naturais da Terra. O concurso internacional é promovido pela mesma entidade (New7Wonders) que realizou a eleição das novas maravilhas monumentais do planeta, agora a escolha é das sete maravilhas da natureza.
Vamos votar nas nossas belezas. A votação termina na próxima quarta-feira, 31 de dezembro, Faltam muito poucos dias. Para votar é muito simples. Você pode votar pela internet. Por exemplo: para votar no Pantanal Mato-Grossense clique aqui e escolha além do Pantanal as outras 7 maravilhas do Brasil ou acesse o site
Você deve escolha os sete lugares merecedores do título. Uma mensagem será enviada ao seu e-mail para que confirme os votos. Vote o máximo possível!!!
Do Brasil concorrem o Pantanal Mato-Grossense, os Lençóis Maranhenses, a Floresta Amazônica, o arquipélago de Fernando de Noronha, Chapada Diamantina, o Parque das Cataratas do Iguaçu, morro do Pão de Açúcar e o monte Roraima.
Abaixo a minha escolha como aparece em inglês. Votei nessa ordem, mas acho que não importa muito a ordem que você votar. O importante é votar nas belezas naturais brasileiras. Vamos votar! Adoraria ver outros lugares Brasileiros como o pantanal, lençóis maranhenses e Fernando de Noronha escolhidos. Nossa!!! O Brasil é lindo. Não se esqueçam de votar.
Nomes em inglês, como aparecem no site:
Pantanal national park
Amazone river
Lençóis maranhenses
Fernando de Noronha
Iguazu falls
Chapada diamantina
Mount Roraima
Vamos votar nas nossas belezas. A votação termina na próxima quarta-feira, 31 de dezembro, Faltam muito poucos dias. Para votar é muito simples. Você pode votar pela internet. Por exemplo: para votar no Pantanal Mato-Grossense clique aqui e escolha além do Pantanal as outras 7 maravilhas do Brasil ou acesse o site
Você deve escolha os sete lugares merecedores do título. Uma mensagem será enviada ao seu e-mail para que confirme os votos. Vote o máximo possível!!!
Do Brasil concorrem o Pantanal Mato-Grossense, os Lençóis Maranhenses, a Floresta Amazônica, o arquipélago de Fernando de Noronha, Chapada Diamantina, o Parque das Cataratas do Iguaçu, morro do Pão de Açúcar e o monte Roraima.
Abaixo a minha escolha como aparece em inglês. Votei nessa ordem, mas acho que não importa muito a ordem que você votar. O importante é votar nas belezas naturais brasileiras. Vamos votar! Adoraria ver outros lugares Brasileiros como o pantanal, lençóis maranhenses e Fernando de Noronha escolhidos. Nossa!!! O Brasil é lindo. Não se esqueçam de votar.
Nomes em inglês, como aparecem no site:
Pantanal national park
Amazone river
Lençóis maranhenses
Fernando de Noronha
Iguazu falls
Chapada diamantina
Mount Roraima
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Thursday, December 25, 2008
O concurso que vai escolher o melhor estilista do universo virtual!
Ola pessoal a SL MODEL AGENCY deu inicio as inscrições para um novo concurso de moda dentro do second life. Serão escolhidos quinze estilistas que irão competir com suas criações de acordo com o tema pedido em cada prova um concurso inédito que vai abalar o SL então se você cria roupas no mundo virtual e gostaria de ter suas criações conhecidas se escreva esse e o primeiro passo para você se tornar um estilista de sucesso.
O concurso que vai escolher o melhor estilista do universo virtual second life uma nova produção que contara com belas provas e prêmios maravilhosos você não vai querer ficar fora dessa competição então se escreva:
Inscrição ate o dia 01/02/2009
Nome do avatar:
Experiência como designer de moda (se tiver):
Porque resolveu se escrever no concurso?
Enviar estes dados para o email: vougeagency@gmail.com
Boa Sorte!
Wednesday, December 24, 2008
Como fazer filmes e Machinima no second life?
Faz algum tempo eu estava estudando para fazer aqueles filminhos no Second Life que também é chamado de Machinima com o objetivo de criar um tutorial para vocês. Então vamos lá por partes:
O que é exatamente Machinima ?
Segundo a Wikipedia
Machinima, é termo criado a partir das palavras da língua inglesa machine (máquina) e animation (animação), é tanto uma coleção de técnicas de produção associadas quanto um gênero fílmico, ou filme criado por tais técnicas de produção.
Como uma técnica de produção, o termo diz respeito à computação gráfica produzida através de máquinas domésticas, em oposição à produção através das complexas máquinas programas 3D dos profissionais. Jogos em primeira pessoa costumam ser utilizados.
Como gênero fílmico, o termo refere a filmes criados pelas técnicas descritas acima. Usualmente, machinimas são produzidos usando ferramentas e recursos disponíveis em um jogo.
Vamos ao que interessa!!
Aproveitando que minha amiga Patou Dumont do Second News fez um tutorial maravilhoso ( clique aqui para a parte I e aqui a parte II ) eu vou me ater basicamente nos próximos artigos às dicas mais expecificas. Como por exemplo; dicas sobre o fraps , dicas de outros softwears necessários e também dicas para configurar preferencias no Second Life.
Mas isso fica para a próxima dica.
Antes sugiro que vocês assistam aos dois vídeos que a Patou Dumont fez! Além disso, algumas das dicas sobre filmagem são as mesmas para uma boa fotografia que já foram dadas aqui no blog. Além disso, acabei de postar uma dica muito legal aqui no blog que permite que seu avatar tenha movimentos labiais enquanto fala. Se deseja assistir basta clicar aqui
Se desejar esclarecer suas duvidas fique a vontade para deixar seu comentário.
O que é exatamente Machinima ?
Segundo a Wikipedia
Machinima, é termo criado a partir das palavras da língua inglesa machine (máquina) e animation (animação), é tanto uma coleção de técnicas de produção associadas quanto um gênero fílmico, ou filme criado por tais técnicas de produção.
Como uma técnica de produção, o termo diz respeito à computação gráfica produzida através de máquinas domésticas, em oposição à produção através das complexas máquinas programas 3D dos profissionais. Jogos em primeira pessoa costumam ser utilizados.
Como gênero fílmico, o termo refere a filmes criados pelas técnicas descritas acima. Usualmente, machinimas são produzidos usando ferramentas e recursos disponíveis em um jogo.
Vamos ao que interessa!!
Aproveitando que minha amiga Patou Dumont do Second News fez um tutorial maravilhoso ( clique aqui para a parte I e aqui a parte II ) eu vou me ater basicamente nos próximos artigos às dicas mais expecificas. Como por exemplo; dicas sobre o fraps , dicas de outros softwears necessários e também dicas para configurar preferencias no Second Life.
Mas isso fica para a próxima dica.
Antes sugiro que vocês assistam aos dois vídeos que a Patou Dumont fez! Além disso, algumas das dicas sobre filmagem são as mesmas para uma boa fotografia que já foram dadas aqui no blog. Além disso, acabei de postar uma dica muito legal aqui no blog que permite que seu avatar tenha movimentos labiais enquanto fala. Se deseja assistir basta clicar aqui
Se desejar esclarecer suas duvidas fique a vontade para deixar seu comentário.
Vídeo aula do Professor Marcello Vollmar 07 - Movimentos Labiais e Gestos - para o blog da Anna Avalanche
Nessa vídeo aula o Professor Marcello ensina como configurar gestos e movimentos labiais. Como sempre o Professor Marcello brilhantemente ensina a melhorar sua experiência “in-world”. Assista ao vídeo e tenha uma boa aula. Se desejar esclarecer suas duvidas fique a vontade para deixar seu comentário.
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Second Life
Friday, December 19, 2008
Feliz Natal e um próspero Ano Novo
Quisera
Senhor,
neste Natal
armar uma ár-
vore dentro do
meu coração e nela
pendurar, em vez de
presentes, os nomes de
todos os meus amigos! Os
amigos de longe e de perto. Os
antigos e os mais recentes. Os que
vejo cada dia e os que raramente encon-
tro.Os sempre lembrados e os que, às vezes,
ficam esquecidos.Os constantes e os intermi-
tentes.Os das horas difíceis e os das horas alegres.
Os que, sem querer, eu magoei ou, sem querer,me ma-
goaram.Aqueles a quem conheço profundamente e aqueles
de quem não me são conhecidas a não ser as aparências.
Os que pouco me devem e aqueles a quem muito devo.
Meus amigos jovens e meus amigos velhinhos.Meus amigos
homens feitos e as crianças, minhas amiguinhas.
Meus amigos humildes e meus amigos importantes.
Os nomes de todos os que
já passaram pela minha
vida. Aqueles a quem eu
conheçosem me conhecerem e
aqueles que me conhecem sem eu os
conhecer. Que me admiram e
me estimam sem eu saber, que eu estimo
e admiro sem lhes dar a entender.
Uma árvore de raízes
muito profundas,para que os seus nomes
nunca mais sejam arrancados do meu coração.
De ramos muito extensos
para que novos nomes, vindos de todas as partes,
venham juntar-se aos existentes. De sombra muito
agradável para que nossa amizade seja um
ilumine todos os dias do ANO que se inicia
momento
de repouso nas lutas da vida.
Que os momentos alegres deste NATAL
ilumine todos os dias do ANO que se inicia
Espero que cada um de nós tenha um Natal abençoado e um Novo Ano de muita paz e alegria
Anna Avalanche
Wednesday, December 17, 2008
Deja vu International & AA Trade primeira revista interativa do Second Life
Déjà vu International juntamente com a AA Trade – Uma parceria única.
A exclusiva parceria empresarial entre AA Trade Company e Déjà vu International cria a primeira revista interativa dentro do Second Life.
AA Trade Company, a primeira empresa de catálogos dentro do Second Life, e Déjà vu international, a primeira revista nascida no Second Life a ser publicada na vida real, anunciaram hoje que entraram em acordo para criar a primeira revista interativa do Second Life. A nova revista interativa Déjà vu AAT Magazine concede aos leitores residentes a possibilidade de interagir com a revista e comprar se desejarem os produtos anunciados e publicados diretamente na revista.
Pelo acordo AAT vai gerenciar e prover o sistema e a Déjà vu international vai produzir os melhores artigos e conteúdos. Embora os detalhes do acordo não fossem divulgados, ambas as companhias acreditam que essa parceria exclusiva pode contribuir substancialmente para a satisfação dos leitores e também para uma melhor experiência dos residentes no Second Life. As companhias ainda comprometeram-se no futuro a desenvolver sinergias em outros negócios relativos a catálogos e revistas dentro do Second Life criando novas oportunidades comerciais.
A AA Trade Company é especializada em negócios e sistemas de catálogos e a Déjà vu international é uma das melhores revistas dentro do Second Life. As pessoas tem agora a opção de ler a revista impressa no Second Life e ao mesmo tempo comprar produtos anunciados nos artigos e propagandas. O conteúdo é maravilhoso. A revista já é um sucesso e vai atingir muito mais graças aos leitores, jornalistas e patrocinadores que tornaram possível essa fantástica revista.
Para saber mais leia o site http://aatcompany.blogspot.com/
A exclusiva parceria empresarial entre AA Trade Company e Déjà vu International cria a primeira revista interativa dentro do Second Life.
AA Trade Company, a primeira empresa de catálogos dentro do Second Life, e Déjà vu international, a primeira revista nascida no Second Life a ser publicada na vida real, anunciaram hoje que entraram em acordo para criar a primeira revista interativa do Second Life. A nova revista interativa Déjà vu AAT Magazine concede aos leitores residentes a possibilidade de interagir com a revista e comprar se desejarem os produtos anunciados e publicados diretamente na revista.
Pelo acordo AAT vai gerenciar e prover o sistema e a Déjà vu international vai produzir os melhores artigos e conteúdos. Embora os detalhes do acordo não fossem divulgados, ambas as companhias acreditam que essa parceria exclusiva pode contribuir substancialmente para a satisfação dos leitores e também para uma melhor experiência dos residentes no Second Life. As companhias ainda comprometeram-se no futuro a desenvolver sinergias em outros negócios relativos a catálogos e revistas dentro do Second Life criando novas oportunidades comerciais.
A AA Trade Company é especializada em negócios e sistemas de catálogos e a Déjà vu international é uma das melhores revistas dentro do Second Life. As pessoas tem agora a opção de ler a revista impressa no Second Life e ao mesmo tempo comprar produtos anunciados nos artigos e propagandas. O conteúdo é maravilhoso. A revista já é um sucesso e vai atingir muito mais graças aos leitores, jornalistas e patrocinadores que tornaram possível essa fantástica revista.
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