Thursday, March 27, 2008

Racismo na capa da Vogue?


Gisele Bündchen é capa da revista Vogue de abril ao lado do jogador de basquete LeBron James, do Cleveland Cavaliers.

A reportagem de capa da publicação, chamada de "Shape Issue" (algo como "edição da boa forma"), promete mostrar os segredos dos melhores corpos. Para a Vogue, Gisele e LeBron simbolizam essa perfeição física.

"Acho que a minha perna é do tamanho do tamanho do pé dele", disse Gisele Bündchen à revista. O jogador tem 2,03m de altura, enquanto a modelo tem 1,80m.

"Ele só se preocupa com negócios e ela só se preocupa em se divertir. Por isso ela é a melhor: se diverte enquanto trabalha", afirmou LeBron sobre Gisele.

Contudo a capa tem suscitados muita polemica nos Estados Unidos. Algumas comunidades americanas estão levantando protestos contra a revista Vogue, alegando que a capa da edição de março, que traz no destaque Gisele Bündchen e o jogador da NBA LeBron James, promove o racismo.

A reclamação vem da pose de James na foto. Alguns críticos, da mídia especializada, estão dizendo que no ensaio ele lembra King Kong. James aparece na foto com os dentes à mostra, corpo inclinado pra frente e mãos segurando a cintura de Gisele, possuindo uma donzela da cor branca. De fato, alguns críticos chegaram até a dizer que o ensaio é livremente inspirado no filme de 1933.

A discussão sobre o assunto tomou conta de fóruns na Internet e programas de TV que abriram espaço para o tema durante a semana. A revista Vogue ainda não se pronunciou a respeito do assunto.

Qual sua opinião? Você concorda que é uma capa racista? A propósito você já sofreu racismo aqui no SL? Se já sofreu algum tipo de racismo, por favor, deixe seu comentário (comments).

No comments: